quinta-feira, janeiro 14, 2010

Era uma vez... O Corpo Humano

Tendo como exemplo O Romance da Raposa, escolhemos um desenho animado para a qual fizemos uma análise justificando porque achamos que é interessante e pedagógico. A obra escolhida é a colecção Era uma Vez o Corpo Humano constituída por 55 livros e 26 DVDs. Foi apresentada em televisão em 26 episódios. Com esta colecção as crianças aprenderão como o nosso organismo funciona de maneira fácil e muito divertida. Para além, desta colecção existem outras, como Era uma Vez... o Homem e Era uma Vez ... o Espaço.

Este desenho animado é muito entusiasmante, promove a compreensão de como funciona o nosso corpo organismo, ensina às crianças como se procede a gestação de um bebé, como o nosso organismo combate infecções, como sara uma ferida, resumindo trata dos sistemas: reprodutor feminino, linfático, imunológico, digestivo, circulatório, nervoso, respiratório, muscular e cardiovascular, fala também do nosso esqueleto, da origem da vida, das hormonas, da vacinação, dos sonhos, dalguns órgãos importantes e dos 5 sentidos em 26 episódios.

No entanto, a forma de explicar estas complexidades são feitas através de personificações, isto é, imaginando uma bolha de oxigénio, ela fala com os outros, mostra o que faz, explica porque o faz, etc. E como o oxigénio todos os componentes participantes no nosso organismo, o Vírus é outro exemplo, as hemácias, os glóbulos brancos e o resto dos componentes do nosso sangue, entre muitos outros.

Os desenhos são bastante aprazíveis, possuem cores agradáveis é notável as expressões faciais, se forem componentes bons ao nosso corpo têm expressões simpáticas, caso contrario, aparecem com as expressões correspondentes.

Ao nível da linguagem, esta é essencialmente cientifica, usa termos novos, por vezes difíceis de serem assimilados pelas crianças e este é o ponto negativo que temos a apontar, é que realmente esta característica pode fazer com que as crianças desistam de ver este desenho animado, o uso de termos complexos e de uma linguagem mais elaborada pode cativar os mais velhos, mas os mais pequenos será mais difícil, pelo que consideramos que este desenho será indicado a crianças a partis dos 7 ou 8 anos 1º ciclo de escolaridade. Contudo, é de referir que as falas são pausadas para que se entenda o que está a ser explicado.

Desta forma, achámos que era um desenho animado interessante de divulgar até porque fez parte da nossa infância e juventude, adorámo-lo ver e pensamos que as crianças de hoje também se motivem com ele.

Aqui está o genérico do desenho animado.


Sem comentários:

Enviar um comentário